Acompanhamento psicológico durante a gravidez
Durante os meses de gestação, é importante que se tenha um acompanhamento psicológico. Ter um apoio nessa fase da vida, pode facilitar todo o processo. Por isso, nesse texto iremos explicar sobre como um psicólogo pode ajudar na gravidez.
Por se tratar de uma etapa de muitas mudanças na vida da mulher, principalmente hormonal, é comum que a gestante tenha um bombardeio de sentimentos e confusões dentro de sua cabeça. E nessa hora toda ajuda é bem-vinda e necessária.
Se tornar mãe é uma tarefa difícil, são diversas as preocupações, medos e incertezas que permeiam a vida daqueles que estão prestes a receber um novo ser em suas vidas. Nesses momentos é comum que a mãe comece a refletir sobre sua infância e como seus pais a criaram, além de seu relacionamento com eles.
Por isso é altamente indicado a visita e o acompanhamento de um psicólogo, pois nesse momento, a gestante poderá tirar suas dúvidas e compartilhar suas incertezas e ansiedade. O profissional esclarecerá todas as suas preocupações, além de orientar a paciente, influenciando uma boa relação entre a mãe e o bebê.
Quando procurar ajuda?
Muitas mulheres ficam aflitas e temem pela vida delas e do bebê, sobre como ocorrerá o parto e como estará a saúde de ambos após o nascimento. Essa preocupação excessiva não é normal, nesses casos a mulher pode ter crises de ansiedade que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. Por isso, a qualquer sinal de inquietação intensa, a gestante deve procurar um profissional para a ajuda-la o quanto antes.
Outro problema que é muito comum, é a dúvida sobre como será sendo mãe, a constante dúvida e cobrança para ser uma boa figura materna, querendo que o filho nasça e cresça se sentindo amado e se torne um ser humano exemplar. Essa dúvida é normal, mas também em excesso pode ser prejudicial. É importante estar ciente de que a maternidade não vem com manual de instrução e muito menos se trata de uma matéria na escola, sendo assim, é algo que deve ser aprendido durante todo o processo de gravidez até o bebê se tornar um adulto independente. Buscar ajuda para lidar com tudo isso é um dos pontos de uma boa mãe, que estará com o psicológico forte para encarar qualquer situação e que ainda poderá contar com opiniões e experiências de quem já tem vivências neste assunto.
Por último, um problema que afeta 14 a 23% das gestantes, a depressão durante a gravidez. Essa doença pode ser diagnosticada e tratada durante a gestação, fazendo com que não chegue ao seu estado mais avançado, a depressão-pós-parto. Apesar do que é mostrado na mídia, a gravidez tem seus problemas também, a gestante pode ter momentos de incertezas e inseguranças, além de se sentir culpada por esse sentimento. Quando essas emoções são reprimidas, elas podem causar um grande tormento na mente da mãe quando o bebê nascer. Gestar e parir um filho nem sempre é um mar de rosas. Algumas mulheres podem ter dificuldades durante a gestação e após o nascimento. Não é anormal precisar de apoio do marido, familiares e de um psicólogo.
De maneira geral, o acompanhamento psicológico só traz benefícios para a mulher, fazendo com que ela fique mais calma e menos agitada, transformando a gravidez em uma gravidez tranquila.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!