Pólipos Endometriais

Por ser um problema que pode acometer mulheres jovens, os pólipos endometriais podem ser grandes fatores para dificultar a gravidez, dependendo do tamanho e local em que se encontram. Porém, podem ser tratados de forma rápida assim permitindo que a mulher tenha mais chance de sucesso na implantação embrionária.

O que são?

Os pólipos endometriais são pequenos tumores benignos formados pelo crescimento anormal de glândulas do endométrio e do estoma. Os fatores que podem explicar esses tumores são um possível desequilíbrio hormonal ou até mesmo ser uma questão genética, porém, ainda é incerta qual poderia ser a causa correta na maioria dos casos.

Também conhecidos como pólipos uterinos, eles são mais comuns em mulheres na fase da menopausa, entretanto, mulheres jovens também podem ter esses tumores. Outros fatores de risco são obesidade, hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Quais os sintomas?

Os pólipos endometriais são, na maioria das vezes, silenciosos e não apresentam muitos sintomas, sendo possível apenas identificar a doença em uma consulta de rotina, porém em alguns casos a paciente pode perceber sangramento irregular e o aumento do fluxo menstrual, secreção vaginal fétida ou com aspecto purulento, infertilidade e raramente dores na região do útero.

Como é o tratamento?

O tratamento começa com o diagnóstico que é realizado através de ultrassonografia transvaginal, porém, caso o exame não seja suficiente, é recomendado uma histeroscopia, que consiste em uma câmera que permite o médico observar a cavidade uterina da paciente.

Após diagnosticado, a mulher será orientada pelo profissional que poderá recomendar o melhor tratamento para cada caso específico. Na maioria das vezes, quando os pólipos são menores que 10mm, eles são observados a cada 6 meses, pois podem sumir espontaneamente. Contudo, caso os pólipos tenham confirmado algum tipo de malignidade, a histerectomia cirúrgica é o procedimento mais indicado. Essa cirurgia consiste na retirada de todo o útero ou de parte dele e é recomendada apenas para mulheres na menopausa ou perto dela.

Existem dois tipos de histerectomia, a abdominal, onde o tempo de pós-operatório é maior, e a laparoscópica, que é minimamente invasiva por consistir em pequenos cortes no abdômen por onde instrumentos e câmera passam para chegar até o útero e assim, ser realizada a cirurgia.

Quem possuí pólipos endometriais pode ter dificuldade de engravidar?

De forma geral, os pólipos endometriais, quando atingem mulheres em idade fértil, podem causar problemas de infertilidade. Isso porque dependendo da posição, tamanho e quantidade dos tumores, pode ocorrer problemas na hora da implantação urinária. Nesses casos, é indicado que o casal utilize a FIV – Fertilização In Vitro.

Apesar de os pólipos endometriais serem benignos, eles podem virar malignos, normalmente em mulheres com mais de 50 anos. Por isso, é importante consultar um profissional com frequência para que a doença seja diagnosticada e tratada de forma correta.