Exames pré-concepcionais

Se tratando de um momento muito especial e delicado, a gravidez exige alguns exames para certificar que a mulher está em plena saúde para começar o processo de gerar uma nova vida. Sendo assim, antes de estar grávida, é aconselhado que toda mulher que planeja ser mãe, consulte um profissional para ser orientada para uma gravidez mais saudável e sem riscos. Nesse artigo iremos explicar o que são esses exames, além da sua importância.

O que são?

Os exames pré-concepcionais são exames feitos em mulheres que planejam engravidar nos próximos meses, com o intuito de descobrir se a paciente está apta a engravidar e não possui nenhuma doença ou condição que precise ser tratada antes de iniciar as tentativas. Durante o exame, são analisadas questões clínicas e físicas da mulher para descartar a possibilidade de doenças como diabetes, hipertensão e depressão, além de outras.

Quais os principais exames?

Os exames mais comuns a serem realizados antes de iniciar a gravidez são:

Hemograma completo: pode identificar anemias, infecções e alteração na contagem das plaquetas.

Tipagem sanguínea: se a mãe possui RH negativo e o pai tem RH positivo, há um risco de incompatibilidade sanguínea durante a gravidez. Isso ocorre quando a mãe entra em contato com o sangue do bebê durante o parto, o que pode levar seu corpo a desenvolver anticorpos contra o RH positivo.

Glicemia de jejum: é capaz de identificar se a mulher possui Diabetes Melittus, a diabetes gestacional, que pode causar parto prematuro, malformações, macrossomia, polidrâmnio e até mesmo abortamento.

Urina tipo I e urocultura: é utilizado para detectar bactérias, para assim combater possíveis infecções que podem ocasionar parto prematuro ou abortamento.

Exames de fezes: pode indicar a presença de parasitas intestinais. A grande maioria dos parasitas gera a perda do ferro, que é um mineral muito importante para que a gestação ocorra bem.

Exames sorológicos: identificam doenças infecciosas como: HIV, Hepatite B; Hepatite C, Sífilis, Citomegalovírus, Toxoplasmose, Rubéola e HTLV I e II.

Exames endócrinos: é capaz de identificar se a mulher possui hipotireoidismo, que está muito atrelada a infertilidade, abortamentos e partos prematuros.

Qual a importância desses exames?

O planejamento de uma gravidez começa com a certeza de que a mulher está completamente saudável e apta a gestar uma criança. Com os exames é possível ter maior segurança a cerca de uma gravidez bem-sucedida, aumentando as chances de não ocorrer nenhum problema para o bebê ou a mãe.

Se você está pensando em começar uma família, consulte um profissional para receber as orientações certas e iniciar a gravidez sem preocupações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *