Como lidar com os sintomas da menopausa
Após seu período fértil, que vai da menarca até a última menstruação, a mulher entra na menopausa e é surpreendida por desconfortos e sintomas diferentes. Nesse artigo iremos explicar como se pode lidar com os incômodos dessa fase da vida.
O que é a menopausa?
A menopausa, também conhecida como climatério, se trata de um período de adaptação e transição, onde a mulher encerra seu ciclo reprodutivo.
A média da idade das mulheres que entram na menopausa é de 48 anos, porém, entre 45 e 55 é considerado normal, apenas é considerada menopausa precoce quando acontece por volta dos 40 anos.
Por que a mulher entra na menopausa?
Como a mulher nasce com um número “x” de óvulos, que vão sendo descartados a cada menstruação, acontece que em algum momento, não haverá mais nenhum, fazendo com que a mulher encerre seu ciclo reprodutivo e inicie sua fase de menopausa.
De forma geral, só é chamada de menopausa, quando a mulher não menstruar por um ano inteiro, antes disso, com a escassez de óvulos, a mulher apresenta desregulações menstruais, além de uma queda na produção de hormônios, principalmente o estrogênio
Quais os sintomas da menopausa e como diminui-los?
O sintoma mais conhecido, é as ondas de calor. Elas podem ser sentidas no pescoço, colo e rosto e podem ocorrer durante o dia ou noite. A intensidade varia de mulher para mulher, chegando a dar a sensação de sufocamento e sudorese.
Para diminuir a sensação, é indicado não ingerir alimentos picantes ou álcool, usar um ventilador sempre que possível, em caso de ainda estar menstruando, deve-se tomar uma dose pequena de contraceptivos. Quando sentir calor, concentre em sua respiração e retire algumas camadas de roupas.
Já os problemas para dormir podem ser resultado das ondas de calor ou da oscilação hormonal que pode vir a causar insônia. Juntamente com irritabilidade ou outras alterações de humor, está cansaço e desanimo, que também pode afetar a mulher durante o período de menopausa.
Esses sintomas podem diminuir caso seja evitado grandes refeições, cigarro e cafeína. Também não é recomendado tirar cochilos durante o dia. Evite bebidas alcoólicas e exercícios físicos antes de dormir. Para ajudar na insônia, é indicado beber chá ou leite morno, priorizar dormir em um quarto sem iluminação e barulhos, além de estar em um ambiente fresco e arejado.
Por fim, é sempre recomendado visitar um médico para que ele possa orientar e caso necessário, prescrever algum tipo de tratamento. Para além disso, os sintomas são normais até o ponto em que não se tornam insuportáveis, quando sentir algo anormal, busque um profissional.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!