Até quando é normal sentir dor menstrual?

A menstruação pode ter como sintoma, a cólica menstrual, porém, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, esse tipo de dor nem sempre é normal, pelo contrário, pode ser o indício de alguma doença. Nesse artigo iremos falar sobre a cólica e até quando ela é normal.

O que é a cólica menstrual?

São espasmos da musculatura uterina quando ocorre a descamação do endométrio, camada interna do útero. Esta descamação acontece quando não houver gestação. Como o útero é um órgão muscular, ele se contrai, variando sua intensidade durante o período menstrual.

Essa dor é causada pela contração dos vasos sanguíneos que revestem o útero, resultando na descamação do revestimento do útero, facilitando a saída do sangue. Quando os vasos sanguíneos são pressionados, o envio de oxigênio para o útero é interrompido, causando a produção de substâncias prostaglandinas pelos tecidos, ocasionando a dor.

Como saber se minha cólica é normal?

Nem toda a mulher sente cólicas, porém as que sentem, podem perceber sintomas, ou melhor, a intensidade desses sintomas. Isso, porque a cólica normalmente não atrapalha a vida mulher, ela é apenas um pouco desconfortável e pode ter fim ao tomar um remédio para dor. A cólica não é considerada um problema para seguir sua vida, quando você consegue ir trabalhar, estudar e fazer todas as suas atividades do dia a dia sem grandes problemas, sendo considerada fisiológica.

Quando devo me preocupar?

Quando a dor for forte e frequente, isso pode indicar algum problema, pois uma cólica intensa durante o ciclo menstrual não é normal. Nesse caso, é importante consultar um médico ginecologista para avaliação adequada, tratamento específico e avaliação para prevenção de sequelas. Deve-se sempre lembrar que o desconforto da dor menstrual não deve interferir na sua vida.

Que tipo de doença pode ser?

Diversos problemas e doenças ginecológicas possuem a dor menstrual forte como um dos sintomas, entre elas:

– A adenomiose: condição proveniente do crescimento anormal do endométrio na parede do útero. Normalmente acomete mulheres em idade próxima a menopausa.

– Endometriose: doença que ocorre devido ao implante de tecido endometrial fora da cavidade uterina. As células desse tecido não são expulsas durante a menstruação e implantam em outros órgãos, como, ovários, cavidade pélvica, intestino, apêndice cecal e outros.

Além disso, a intensidade da cólica pode ser um fator genético, o que explica o fato de algumas mulheres não sentirem qualquer tipo de dor.

Apesar de a cólica ser um desconforto normal do ciclo menstrual, é importante estar atenta a qualquer mudança na intensidade e ir ao médico para evitar problemas.