As cirurgias ginecológicas são muito comuns para o tratamento de diversas doenças. Esse tipo de procedimento deixa muitas dúvidas entre a população, por isso, nesse artigo iremos explicar como funciona cada uma das cirurgias mais comuns no ramo da ginecologia.

Histerectomia total

Esse procedimento consiste na retirada do útero, juntamente com o colo. Esse tipo de cirurgia é indicado em caso de:

– Miomas uterinos: causam um aumento no volume abdominal e no fluxo menstrual incluindo coágulos, são causados por massas tumorais crescidas na parede do útero.

– Hemorragias uterinas anômalas: hemorragias que causam cólicas e anemia, nessas condições a mulher pode ter alterações nos níveis hormonais, câncer ou infecções.

– Doenças malignas ou pré-malignas:  doenças que podem ser resolvidas através de cirurgias.

Histerectomia radical ou cirurgia de Wertheim-Meigs

Essa cirurgia é indicada em casos de câncer de útero em estado muito avançado. O procedimento se resume na retirada do colo, útero e ovários em sua totalidade, além da parte superior da vagina, dos paramétrios e dos gânglios da pelve.

Traquelectomia ou Conização

Consiste em um procedimento que é retirado apenas um pequeno pedaço do útero sem afetar a função reprodutora do órgão. Ele é indicado principalmente em casos de lesões instrapitaliais no colo uterino. Permite preservar a fertilidade.

Ooforectomia

Esse método consiste na retirada de um ou dois ovários. Porém é realizada apenas em casos graves e de grande urgência. Em casos como endometriose ovariana severa, tumores benignos ou malignos, a Ooforectómica é indicada.

Salpingectomia

Acontece a retiradas das tubas uterinas, também conhecidas como trompas de Falópio. Ela é realizada em casos de hidrossalpinge, quando a trompa perde sua função e causa acumulo de sangue ou pus e posteriormente a obstrução das tubas. Em casos de gestação ectópica o tratamento é clinico ou laparoscópico com preservação das trompas.

Anexectomia

Nesse procedimento acontece a remoção dos anexos uterinos, pode ser a remoção das tubas uterinas ou dos ovários. Esse método é utilizado em casos de câncer, miomas ou endometriose grave.

Linfadenectomia pélvica

Acontece a retirada dos linfonodos que estão presentes na região pélvica. O procedimento pode ser feito através de laparatomiza ou laparoscopia. É utilizado em casos de câncer.

Procedimentos cirúrgicos podem salvar vidas, procure um médico e complete o tratamento ideal para o seu caso.